Pedagogia segundo eu


    Eu não sou formado em pedagogia,, mais minha mãe é.. todo dia ouço relatos e vivo alguns relatos. É muito interessante esse meio, chamado educação, ele é a base de tudo. Uma vez que este deve ter qualidade, a aprendizagem só é possível assim sendo,,
   No entanto não só qualidade de ensino é necessária para a aprendizagem de um individuo, mais também vários conceitos devem ser analisados..

>O professor tem que se reinventar..

   O mundo e a sociedade está em constate mudança, isto é inevitável e por isso interfere em todos os meio possíveis de informações e na sala de aula não deve ser diferente. O professor tem que estar em constante mudança em vista que os alunos também estão, ele deve buscar se atualizar e tentar entrar na onda dos alunos. Não estou falando que o professor deve chegar na sala andando torto e usando gírias (as vezes também é necessário) mais sim buscar ao máximo um meio de chamar e prender a atenção do aluno, não só isso mais também buscar novas técnicas que somar ao saber do professor em si.
   Deve-se ter em mente que, forçar o aluno a engolir a matéria, não funciona mais assim como o tradicionalismo sem sim. Não é fácil, mais também não é impossível.

> Um aluno não aprende algo se ele não gosta desse algo ou se o professor não o convence desse algo.

   Ai entra o Lúdico: a teoria simples pode ser aplicada de forma a ajudar na aprendizagem de um aluno. O objetivo é entreter e chamar a atenção do aluno para fugir um pouco do tradicionalismo (caderno, quadro, livro). A realização deste no entanto requer tempo e cuidado, não pode ser realizado a todo instante assim como não deve fugir do foco principal, a aprendizagem. Você pode dispor de tudo que estiver a seu alcance, seja algo bem preparado como um jogo de tabuleiro matemático ou algo improvisado como um pequeno jogo de palavras, o objetivo é um só e os resultados serão positivos. É claro que é necessário a colaboração de ambas as partes (aluno-professor) para o método ser fluido, por isso a dificuldade para se obter resultados 100% positivos pode variar em relação a vários fatores os quais o professor deve observar atentamente como: a idade dos alunos, a quantidade de alunos, o comportamento em si da turma, entre outros..

>Alunos e professores são amigos, não inimigos!

   Dito isto é observável que as professoras (as tradicionais) pensam de uma forma errada. Para elas o aluno fica lá e ela aqui; o contrário deve ser feito: alunos e professores devem estar juntos, são amigos. O aluno que vê o professor somente como professor, tem dificuldades enormes de aprendizagem que começam desde a alfabetização. A duvida do aluno é uma questão primordial que deve ser respeitada e analisada com cuidado, o máximo possível, pois aquele aluno cuja duvida foi ferida brutalmente, a cicatriz nunca se cura (falo por experiência própria). Outrora, o aluno que gosta do professor e o vê como seu amigo, tem uma excelente aprendizagem!

>A educação é uma mercadoria.

   Imagine que a educação é uma especie de sistema mercantil. Você pode associar o professor como um vendedor que por sua vez, tenta vender sua mercadoria, no caso seu conteúdo ou disciplina. Os pais, são como clientes o qual você apresenta seu produto e os alunos, os consumidores finais. Feita essa relação, podemos marcar vários pontos os quais podemos analisá-los um a um:
   - Como um vendedor, você tem que persuadir o seu comprador que seu produto é de qualidade e não desaponta-lo no final das contas;
   - Você deve ter em mente que nem só de qualidade vive seu produto, mais também de inovação, fugir da mesmice é primordial! Você deve buscar sempre coisas novas para testar e sempre renovar seus conhecimentos...;
   - É sempre bom também ter cuidado na relação vendedor-comprados (no caso pai-professor) uma vez que deve ser ocorrida de forma saudável, sabendo dividir as coisas, sem misturar o pessoal com o profissional;
   - Como já dito antes, é necessário que se conquiste o consumidor final (alunos) para que eles sempre queiram mais e mais!



   É claro que esses tipos de conceitos e aplicações não são possíveis em TODOS os meio de educação, um vez que a diferença entre eles é imensa e cada qual tem seu caso. O ensino publico por exemplo é muito (mais muito mesmo) diferente do ensino privado, então os conceitos são outros..

Elaborado por: Ronnan Raimere
Com base nos relatos da mãe dele.

Comentários